top of page

Trabalho em equipe: como cada subsistema está envolvido no protótipo (parte 2)

  • Foto do escritor: Serbaja
    Serbaja
  • 30 de abr. de 2021
  • 4 min de leitura

ree


Para tirar um projeto do papel, é preciso muito planejamento, reuniões, análises e, principalmente, comunicação. Confira abaixo mais um pouco de como cada divisão do Serbaja está envolvida na construção do protótipo:


Marketing:

Não atua diretamente no protótipo, no entanto, é responsável pela gestão de imagem da equipe e divulgação, por meios de redes sociais, site e youtube. Encarregado também de criar estratégias de publicações que gerem aproximação e interação com o público, com o intuito de consolidar os seguidores existentes e conseguir alcançar mais, além de atrair patrocinadores em potenciais.


Também faz parte de suas obrigações o planejamento de conteúdo para cada veículo de comunicação. Através do planejamento mensal de conteúdo para as redes sociais, são escolhidos alguns subsistemas para serem pautados nas postagens mensais, a fim de informar ao público o que cada divisão trabalha ou está trabalhando. Ou seja, apesar de não ter um projeto relacionado à construção do carro, mantém uma ligação direta com todos, para que eles auxiliem na construção dos posts sobre a divisão deles e criem vídeos abordando informações sobre eles. Além disso, também trabalha diretamente com Gestão, para o desenvolvimento do plano de vendas (que consiste em montar uma estratégia de divulgação, planos e metas para o relatório final da SAE Brasil).


Materiais:

O setor de materiais está envolvido na criação do protótipo a partir de atividades relacionadas ao auxílio da seleção de materiais, escolha do tratamento térmico, fundição, dentre outras. O setor é responsável, por exemplo, pela realização da troca de algum material, podendo aplicar ideias sustentáveis, etc. Além disso, também é responsável pela realização de ensaios mecânicos (processo cujo intuito é entender a característica do material com que se trabalha, além de servir para validar peças).


Atualmente trabalha com Freio e Transmissão, mas está ligado a quase todos os subsistemas que possuem projeto que envolve diretamente o carro, para ajudar na seleção do material, assim como na escolha de processos de tratamento térmico e fundição. Além disso, também atua na busca e aplicações de ideias sustentáveis.


Suspensão & Direção:

É responsável por montar todo o sistema de suspensão e direção do carro, ou seja, é encarregado de estudar modelos de amortecedores e sistemas de condução diferentes para que se encontre os mais viáveis para os objetivos implementados pela equipe. A fim de poder modelar, fabricar e verificar o projeto de suspensão e direção.


Trabalha diretamente com ele: Freio, Cálculo Estrutural, Materiais e Transmissão. De modo que:

  • Cálculo estrutural: faz a análise estatística de todo o conjunto de Suspensão & Direção, encontrando seus pontos de tensão máxima e se a peça suportaria os esforços aplicados ao carro.

  • Freio: ajuda na decisão de alguns fatores sobre a montagem do carro, como o tamanho da roda, o diâmetro do disco e espaço interno do pneu.

  • Materiais: em conjunto com o setor de Materiais, é estudado os melhores possíveis materiais a serem utilizados na suspensão e na direção.

  • Transmissão: colabora na definição de detalhes sobre o veículo, como o entre-eixos do carro (que a partir da transmissão sabe-se o valor da bitola para suspensão) e a posição da caixa de transmissão (para alinhar posição da roda e da bandeja de suspensão, para que fique alinhado com o os eixos do carro).


Transmissão:

Esse é um dos subsistemas base de qualquer equipe de baja, sendo indispensável para a construção de qualquer protótipo automotor, uma vez que o mesmo é responsável tanto pela produção da energia do protótipo, quanto pela condução e transformação da força usada por todos os elementos rotativos do veículo. Os projetos elaborados por ele giram em torno dos objetivos citados acima, sendo eles: uma caixa de redução (subdividida principalmente em um projeto de eixos), que conduzirão o torque gerado no motor até as rodas e um projeto de engrenagens, que farão basicamente a conversão da alta velocidade angular que sai do motor em torque/tração.


Trabalha diretamente com Cálculo Estrutural, Elétrica, Ergonomia & Design, Freio, Materiais e Suspensão & Direção. De forma que:

  • Cálculo Estrutural: se encontra ligado de uma maneira mais prática, uma vez que, são os responsáveis por projetar a gaiola, possibilitando a fixação do sistema de transmissão ao veículo, além de simular peças que são projetadas por Transmissão, como os eixos.

  • Elétrica: conversa com Transmissão ao oferecer uma forma de monitoramento das informações fornecidas pelos componentes projetados, possibilitando manutenções preventivas dos componentes, assim como, a computação dos dados para estudos futuros.

  • Ergonomia & Design: ajuda na fixação do cabo do acelerador, para que ele não fique em contato direto com o piloto e na posição do pedal do acelerador, com a intenção de ficar o mais confortável possível para quem for dirigir e também para não atrapalhar o projeto de Transmissão.

  • Freio: a partir do freio, Transmissão pode obter alguns valores que devem ser considerados ao se projetar um eixo, além de fornecer uma condição de interrupção a rotação nos eixos, possibilitando a frenagem de todo sistema de transmissão e consequentemente, de todo carro.

  • Materiais: é um setor extremamente importante para a transmissão, fornecendo dados referentes aos materiais de engenharia mais adequados para cada trecho do projeto, através de pesquisas científicas e dados experimentais.

  • Suspensão & Direção: atua intimamente com Transmissão, fornecendo, assim como freio, alguns dos parâmetros iniciais mais importantes para o início de um projeto, o da bitola do carro, estando ainda, fisicamente ligada com o objetivo final, o de ligar a potência do motor às rodas.


Esses foram os demais subsistemas, comissão e setores que fazem parte do Serbaja e trabalham para obter um bom projeto. Para elaborar um carro é necessário que todos trabalhem em equipe e que mantenham uma boa comunicação, desse modo, sairá de acordo com o planejado. No entanto, embora alguns imprevistos venham a surgir no caminho, a dedicação e a clareza farão tudo voltar aos eixos e andar na direção certa.


Por Franciele Oliveira

Comments


bottom of page