Trabalho em equipe: como cada subsistema está envolvido no protótipo
- Serbaja
- 20 de abr. de 2021
- 4 min de leitura
Atualizado: 28 de abr. de 2021

A equipe Serbaja possui vários setores, subsistemas e comissões que colaboram diretamente ou indiretamente na construção do protótipo, de forma que cada um tem sua função principal. A maioria possui um projeto para desenvolver o carro, como Transmissão e Freio. Todavia, apesar de terem seus projetos individuais, todos acabam se interligando de forma que os eixos precisam da análise de tensões de Cálculo Estrutural, o projeto ergonômico precisa de Materiais e assim por diante. Em um determinado momento todos acabam se conectando. Confira abaixo em que cada subsistema está envolvido no protótipo.
Cálculo estrutural:
É responsável pela análise a pedido de outros subsistemas. Essa necessidade se dá porque os testes prévios são extremamente importantes para a prevenção de falhas e economia de capital, visto que testes reais não são de toda a necessidade. Além disso, também é Cálculo Estrutural que lida com a construção e a simulação da gaiola.
Apenas Gestão e Marketing não se envolvem com ele na realização de testes e busca de resultados das peças que precisam, logo a interação de Cálculo Estrutural com os outros subsistemas se dá com a necessidade de alguma simulação. Contudo, Gestão e Marketing geralmente entram em contato quando existe a necessidade de realizar alguma atividade mais específica deles, como o feedback do indicador de desempenho e conteúdo para as redes sociais da equipe.
Elétrica:
É responsável pela implementação do sistema de segurança, composto pela luz de freio e corte de ignição do motor, e pelo sistema de sensoriamento e instrumentação, além de atuar junto a outros subsistemas nos testes de validação.
Para o sistema de sensoriamento e instrumentação, Elétrica define as variáveis cujo monitoramento é necessário e faz o projeto de dimensionamento de sensores, circuitos e componentes para aquisição e processamento de dados. Além de realizar programação da rede de comunicação entre os módulos do protótipo, do sistema de telemetria e do painel de exibição de dados para o piloto, assim como desenvolver o software de exibição, que permite o monitoramento remoto dos dados coletados no protótipo.
Trabalham junto com ele: Freio, Suspensão & Direção e Transmissão. O trabalho realizado em conjunto com eles se baseiam em estabelecer uma ponte de diálogo, para que a partir da mesma, futuras necessidades de capturar ou confirmar/validar parâmetros de projeto sejam levantados através de sensoriamento no veículo.
Ergonomia & design:
É responsável pelo projeto ergonômico do protótipo, que tem o intuito de adaptar o carro para que o máximo de pessoas possam utilizá-lo com conforto e segurança, visando melhorar o desempenho de forma significativa. Para isso, vários fatores são levados em conta, como posicionamento de volante, pedais, banco e equipamentos de segurança.
No início ele, juntamente com outros subsistemas, é responsável por definir algumas medidas iniciais para a construção da gaiola. Um gabarito de posicionamento é utilizado ao longo do projeto, é encarregado por simulações de posição para serem feitas análises. Paralelo a isso, são feitas avaliações de conforto no software Catia. Outra responsabilidade dele é a escolha do material e o design da carenagem, pois assim como qualquer produto, além disso, ele tem que ser resistente o suficiente para garantir a integridade do piloto e seguir as especificações do regulamento.
Cálculo Estrutural e Materiais estão diretamente ligados ao projeto, de forma que um é responsável pela simulação e análise da gaiola e outro por auxiliar na escolha do material da carenagem e assoalho. Porém, há problemáticas ao longo do protótipo que envolvem outros subsistemas, como Suspensão & Direção, Freio, Transmissão, entre outros. O motivo principal é que Ergonomia & Design é responsável por analisar o posicionamento de componentes que fazem parte de outras áreas, como pedais e volante, por exemplo.
Freio:
Atua com o objetivo de constituir um sistema de freio seguro, o qual realizará o travamento das quatro do veículo de maneira simultânea. O projeto envolve estudos e capacitações, dimensionamento (são definidos parâmetros e realizados cálculos), verificação do inventário, projetos das peças essenciais, como o disco, cubo de freio e suas respectivas simulações. Nele, os membros realizam diversas atividades relacionadas à estudo e projeção. Além disso, são feitos testes de frenagem com o veículo, a fim de que haja a verificação do sistema garantindo que esteja seguro e eficaz.
Estão relacionados com ele: Cálculo Estrutural, setor de Materiais, Transmissão, Elétrica, Suspensão & Direção e Ergonomia & Design. De forma que:
Cálculo Estrutural: verifica os cálculos dos projetos e faz simulações como por exemplo, simulações de tensões nas peças e análise térmica do disco de freio.
Elétrica: ajuda nos testes de frenagem, com a escolha e programação de sensores.
Ergonomia & Design: exerce um trabalho em conjunto com o freio em relação ao pedal, já que ergonomia está ligado ao conforto do piloto.
Materiais: auxilia na escolha do melhor material para cada peça.
Suspensão & Direção: atua em conjunto para definição de parâmetros do projeto, visto que os discos dianteiros estão nas rodas.
Transmissão: atua em conjunto para definição de parâmetros do protótipo, ajudando a conhecer as limitações de dimensões das peças de Freio, visto que, o disco traseiro está localizado no eixo de transmissão.
Gestão:
Responsável por coordenar as finanças, o andamento das atividades e a motivação das pessoas. Na parte financeira é responsável por traçar estratégias para arrecadar fundos e por permitir a compra de novos itens para o carro. Nas atividades, é seu dever analisar se as atividades estão sendo cumpridas no prazo estipulado e na gestão de pessoas, são responsáveis por mensurar o desempenho dos membros de acordo com as atividades entregues, horas trabalhadas e outros parâmetros mais subjetivos, como felicidade, empenho, motivação.
Trabalha junto com todos os subsistemas, pois eles são encarregados de definir o que precisa ser feito para a conclusão do protótipo, enviar os orçamentos, preencher os indicadores de desempenho, bem como estarem receptivos a receberem feedbacks.
Essas são as funções principais que Cálculo Estrutural, Elétrica, Ergonomia & Design, Freio e Gestão desenvolvem na criação do protótipo. Em breve a segunda parte com as outras áreas, que estão envolvidas no protótipo de forma direta ou indireta.
Por Franciele Oliveira
Comments